No programa de 23 de Abril, semana em que se comemorou a Revolução de 25 de Abril de 1974, o Culturpico FM, através da colaboradora Vânia Brum, entrevistou Francisco Fanhais que, a convite da Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico, fez duas ações para o público escola e para o público em geral, no Auditório Municipal das Lajes do Pico.
Francisco Fanhais nasceu na freguesia da Praia do Ribatejo, distrito de Santarém a 17 de Maio de 1941…É um Homem de Esquerda, de Abril e da música de intervenção… Gravou 2 trabalhos discográficos Canções da Cidade Nova e Cantilena em 1969 e 1970, representando trabalhos marcantes no movimento dos cantores de intervenção…Foi padre e esteve exilado, mas nunca deixou de acreditar no sonho e na utopia.
A colaboradora Vânia Brum entrevistou também José Armindo Gonçalves, presidente da junta de freguesia de São João para saber mais sobre a Semana Cultural e Desportiva, São João ComVida, que está a decorrer durante esta semana e que termina no dia 29 do corrente mês.
Por fim, entrevistou-se a escritora Conceição Maciel que esteve connosco à conversa comemorando o dia Mundial do Livro.
Maria da Conceição Teixeira Maciel Amaral nasceu em 1946, em S. João, ilha do Pico. Completou o Curso Geral dos Liceus na cidade da Horta. Concluído o Magistério Primário em 1965, exerceu a docência na ilha de S. Miguel durante 32 anos. Vive atualmente no Nordeste.
Publicou o livro de poemas Maregeia (1999) e, no domínio da narrativa, A Ilha Mágica (2000), O Casaco de Baeta (2001) e A Uva Mágica (1999), que representa uma incursão na área da literatura infanto-juvenil.